MAGNÍFICA NOITE LITERÁRIA NA ACADEMIA DE LETRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO – BRILHANTE CONFERÊNCIA DO PROF. GOMES DE MATOS
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 11 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2024
Como aliás já era esperado, a conferência do Prof. Santino Gomes de Matos obteve êxito excepcional, o que não é de estranhar de quem possui lídimos títulos culturais e literários.
A Academia de Letras do Triângulo Mineiro teve, sábado último, uma das suas noites de gala com a conferência ali pronunciada pelo Prof. Santino Gomes de Matos, fulgurante literato e filólogo, que versou sobre a existência ou não da língua brasileira.
A palestra agradou plenamente pelo seu erudito conteúdo, pelos argumentos apresentados, pela clareza da exposição e pela abundante citação de exemlos elucidativos, prendendo inteiramente a atenção do seleto auditório.
O Prof. Santino Gomes de Matos confirmou plenamente os seus proclamados méritos de mestre da filologia e conhecedor perfeito de todos os seus segredos de sua história e literatura, revelando-se ainda orador fluente e elegante conferencista que arrebata os que têm a ventura de ouvi-lo.
A síntese de sua tese é de que não podemos cogitar e muito menos sustentar a existência de uma língua brasileira autônoma, mas sim que possuímos uma língua portuguesa de origem e básica da nossa nas suas formas de expressão literária e com as variações e adaptações próprias, consequentes da evolução linguística e características de nosso povo e de nosso meio. Mas em essência a língua mater continua a ser e será sempre a língua portuguesa.
Como aliás já era esperado, a conferência do Prof. Santino Gomes de Matos obteve êxito excepcional, o que não é de estranhar de quem possui lídimos títulos culturais e literários.
Tomaram ainda parte na conferência, tecendo considerações sobre a mesma, os srs. Prof. Leonardus Smeele, Dr. João Rodrigues da Cunha, Dr. João Henrique e o presidente, Dr. José Mendonça, que fez elogiosa apresentação do conferencista, salientando as suas reconhecidas virtudes de cidadão, os seus notáveis dotes de homem de letras e sua polimorfa cultura humanística e literária.
Felicitamos o Prof. Santino Gomes dd Matos pelo êxito de sua magnífica palestra, sem favor um dos grandes acontecimentos nos anais de nossa Academia.
Artigo publicado no jornal "Lavoura e Comércio"
