top of page

MÁRIO SALVADOR

  • Maria Isabel Gomes de Matos
  • 24 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de out. de 2024


"Uberaba perdeu, ontem, uma das suas figuras mais ilustres. Morreu o nosso querido amigo prof. Santino Gomes de Matos. Um homem fora de série. Uma cultura sem limites. Um pai extremoso. Um esposo exemplar. Um verdadeiro amigo de seus amigos. Estamos tristes, muito tristse mesmo com esta perda irreparável! Santino Gomes de Matos foi uma bandeira no setor educacional da cidade. Conhecia o Português como poucos. Respeitado e admirado por todos nós."


Publicado no Jornal da Manhã de 15 de outubro de 1975

"O Livro do Mestre


A imprensa oficial teve o máximo de carinho com a impressão do trabalho de mestre Santino, o amigo leal, o professor emérito, o homem de letras que nossa cidade aprendeu a admirar e a respeitar.


Falo do livro 'Inferno Divertido da Análise Sintática', mensagem útil a um país que se desenvolve, pedaços de puro ouro para aqueles que desejam dirimir dúvidas e ficar bem por dentro da doce língua de nossa pátria.


Muito bem revisado, impresso em excelente papel, escrito com uma harmonia que conduz o leitor a não deixar nada sem ler e reler, o volume 'Inferno Divertido da Análise Sintática' passa a ocupar, de agora em diante, lugar de honra nas estantes de todos os estudiosos da nossa língua. Trata-se de uma obra de fôlego, de alto valor didático, um acontecimento editorial."

Publicado no Jornal da Manhã de 12 de juho de 1974

Mário Salvador. Brasileiro, com nacionalidade portuguesa, nasceu em Araguari em 14 de janeiro de 1935. Técnico em contabilidade, advogado, jornalista, empresário, foi professor de técnicas comerciais e direito tributário. Ocupou o cargo de diretor executivo do Jornal da manhã. Foi apresentador de um programa infantil (Roda Gigante) na TV Uberaba e instituiu o Clube do Tio Mário, com a finalidade de incentivar os jovens aos valores de respeito humano e patriotismo, ao estudo, à leitura e às atividades artísticas. Foi diretor-executivo do Uberaba Tênis Clube. Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, foi presidente da Fundação Cultura de Uberaba e do Arquivo Público de Uberaba.






bottom of page