ANTÔNIO DE QUEIROZ FILHO
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 1 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2024
"Meu caro poeta Santino. Sou grato, muito grato, pela generosa lembrança de enviar-me a sua 'Oração dos Humildes'.
A obra de arte é sempre uma vitória sobre nós mesmos, porque conseguimos, por ela, dar forma e expressão àquilo que levamos bem no fundo, que tumultua em vagos anseios, que arranha a sensibilidade, que machuca a gente, mas ilumina os nossos sonhos de beleza.
E a sua vitória, Santino, é magnífica. Um punhado de versos belos, cheios de uma alma que amanhece, e vai cantando sem saber se a ouvem, pelo gosto de cantar e definir o alcance de uma grande sensibilidade emocional e artística.
Abraço-o, meu caro amigo, com a alegria de conhecê-lo através de tão bela apresentação, como seja o seu volume de versos.
Peço aceitar a camaradagem de coração e de inteligência deste seu amigo distante e desconhecido
Antônio de Queiroz Filho"
Carta de Antônio Queiroz Filho a Santino Gomes de Matos
Antônio de Queiroz Filho. Advogado, promotor público e procurador de Justiça, jurista, professor de Direito, escritor. Na política, ocupou cargos de secretário de Estado de Justiça e de Educação, tendo também ocupado o cargo de deputado federal. Seu nome se tornou internacionalmente conhecido quando representou , com maestria o Brasil na ONU. Formado pela USP, cursou especialização em direito penal em Paris, tendo sido renomado professor de Direito em São Paulo. Tornou-se também atuante na Ação Católica Brasileira. Escrito,r colaborou em importantes jornais de São Paulo. e publicou obras, como a destacada Paisagens do Mundo.

