
Carmem Lucia Vieira Tahan Assunção
. Engenheira, formada pela UnB em 1979
. Funcionária concursada do Banco do Brasil
. Casada com Ronaldo Batista Assunção, tem duas filhas e duas netas.
Quando penso na minha infância e adolescência, de imediato vêm as lembranças do Colégio Nossa Senhora das Dores de Uberaba, onde fiz desde o primeiro ano primário, em 1963, até terminar o ginásio, hoje ensino fundamental, no final de 1970.
Nesse período, nos relacionamos com as pessoas que nos influenciam, passam a ser nossas amigas e parceiras para a vida toda.
Em especial gostaria de citar Maria Isabel Gomes de Matos, que muito me ajudou a gostar de ler e escrever, já que eu tinha uma certa dificuldade e não gostava muito de Português.
Os momentos mais marcantes e felizes eram quando ela me convidava para ir a sua residência e visitar o principal lugar da casa, a biblioteca.
Era a biblioteca de seu pai, o Professor Santino Gomes de Matos.
Nunca pensei que pudesse existir uma assim, como aquela, tão grande e fascinante. Era capaz de passar horas olhando, encantada com todos aqueles livros, tão organizados, em diversas prateleiras e ocupando todo o espaço, do chão ao teto.
Aquilo que eu pensava só existir em filmes, estava
ali, na minha frente, com tudo que se podia imaginar.
Era só escolher e começar a ler.
Aqueles momentos foram muito importantes para mim, porque a leitura traz o conhecimento, e Isabel me dava permissão de levar para a minha casa o que eu quisesse.
E assim comecei a ler, um livro atrás do outro, e a leitura foi mudando a minha vida.
Os anos foram passando e eu continuava visitando aquela biblioteca maravilhosa e lendo mais.
Terminava um livro, ia logo devolver e pedir outro emprestado.
Com esse incentivo, fui perdendo o medo de fazer uma redação e gostando mais de estuda Português.
Só posso agradecer por aquela oportunidade, e parabenizar aqueles que, pensando no bem do próximo, dedicaram sua vida em ensinar, em cultivar o valor da leitura, e montar algo tão valioso para nossas vidas.
Obrigada, Professor Santino Gomes de Matos, por sua dedicação, por fazer a diferença, por me ajudar e ajudar a tantas outras pessoas.
Com certeza seu trabalho fez a diferença, faz parte da história de Uberaba e será sempre lembrado.
Carmem Lucia Vieira Tahan Assunção
