top of page
PHOTO-2022-09-20-15-14-55.png

Gilberto Rezende

 

Empresário.

Ex-presidente da ACIU – Associação Comercial Industrial de Uberaba e atual Conselheiro Executivo.

Presidente da Associação Cultural Casa do Folclore.

Idealizador e mantenedor do Canal Coisa Nossa Uberaba no YouTube.

Articulista do Jornal da Manhã, da Revista das Mulheres em Uberaba e do Grupo Difusão da Cultura no Facebook.

Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Gilberto de Andrade Rezende nasceu em Uberaba, no dia 9 de fevereiro de 1933, filho de Raul de Melo Rezende e Maria de Lourdes Andrade Rezende. Inicialmente estudou em escola pública, passando, em seguida, para o Colégio Marista Diocesano e concluindo o ensino médio no Colégio Triângulo.

 

No ramo do agronegócio, Gilberto Rezende atuou nas áreas de reflorestamento e cafeicultura. Como empresário, trabalha nas áreas de alimentação, hotelaria e eventos, com a empresa Casa do Folclore, que é um espaço para realização de eventos sociais, empresariais, religiosos, 


Na Associação Comercial e Industrial de Uberaba – ACIU, foi membro das diretorias de 1958 a 2001, ocupando cargos na Executiva Plena e no Conselho Consultivo, e presidente na gestão biênio 2006/2007.
 

É também empreendedor no segmento imobiliário, à frente da Agroindústria Triângulo, com loteamentos de bairros rurais (São Basílio, Santa Fé, Praia do Rio Claro e Parque do Café).
 

Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Gilberto Rezende, além de livros publicados, escreve para sites e para vários jornais. Obras publicadas: O Reflorestamento no Triângulo e o Grupo Triflora Catira: A Poesia do Sertão.

Nota:

Para quem quiser conhecer melhor Gilberto Rezende, vou deixar aqui os links de suas páginas no facebook.Vou também tomar a liberdade de transcrever um texto recente dele, um tanto autobiográfico, refletindo uma visão jovial, lição preciosa. Transcrevo também meu comentário lá postado, que creio reflete a impressão de muitos de seus amigos.

Gilberto Rezende

https://www.facebook.com/share/1A74FnKsdM/?mibextid=wwXIfr

Associação Cultural Casa do Folclore

https://www.facebook.com/share/1AQRB4Lf4V/?mibextid=wwXIfr

Grupo da difusão da cultura

https://www.facebook.com/share/g/1JpX1JwQRq/?mibextid=wwXIfr

 

ESPERANDO A VELHICE

Gilberto Rezende

A vida é um presente de Deus. Nascemos para viver a vida intensamente. Do primeiro grito no parto ao último suspiro da vida. Rindo ou chorando. Caindo e levantando. Enfrentando e superando desafios. Amando e sendo amado. Crescendo e multiplicando. Procurando a felicidade e mantendo a esperança na eternidade.

Todos passamos pelas etapas da vida: criança, adolescência, fase adulta e velhice. Mas, quantos anos dura uma vida? Uma incerteza em que ao longo dos séculos todos os limites marcados foram ultrapassados.

Em fins da década de 1950, a expectativa de vida no Brasil era de 48 anos. Atualmente a média divulgada em 2023 é 76,4 anos, sendo 79,7 para as mulheres e 73,1 para os homens.

Após os 80 anos, idade considerada avançada, pode ser sinal de que a velhice está chegando embora se saiba que esse conceito é muito relativo pois há fatores interferentes. A hereditariedade é um diferencial que pode levar uma família ser mais longeva do que outra, mas, cada um de nós é um universo e portador de um destino. Como canta Almir Sater em - Tocando em Frente - “Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz”.

Mente sã em corpo são. Um preceito que se aprende na infância. Já idoso, basta seguir as regras básicas: exames periódicos, fuga do tabagismo, moderação nas bebidas, prática de exercícios e permanente atividade. Sedentarismo não combina com longevidade. Devem também seguir o ditado popular – Tome o café da manhã como rei, almoce como príncipe e jante como mendigo. É ótimo também para a saúde dar boas risadas e não congelar rancores.

Já a mente, alimentada desde a infância nos bancos escolares, continua com o hábito de boas leituras e no domínio da tecnologia digital, fontes de informações e conhecimentos. Enquanto o corpo envelhece, a mente amadurece

A vida é bem vivida através do convívio familiar e dos amigos que são os ombros de consolo e de confidências. No associativismo, através de entidades classistas, culturais e filantrópicas. Nas participações dos movimentos políticos e sociais em prol da família, da comunidade e do país.

Vida é luta constante para conquista de ideais, mas, não há triunfos sem dores. Diz Francisco Otaviano em seu poema – Ilusões da Vida – “Quem passou pela vida em branca nuvem. Em plácido repouso adormeceu. Quem não sentiu o frio da desgraça. Quem passou pela vida e não sofreu. Foi espectro de homem e não homem. Só passou pela vida, não viveu”.

Há outro ditado que diz – “Três coisas que cada pessoa deve fazer durante sua vida – Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. ”

Particularmente consegui superar essas metas – escrevi 2 livros, tenho 6 filhos e plantei 200 milhões de árvores através da Triflora.

Em minha vida pessoal comecei a trabalhar aos treze anos (1946) na fazenda São José, com Álvaro Rezende, tio e meu primeiro empregador. Ele ainda está vivo e fará 102 anos no próximo mês.

Completei em fevereiro de 2025, 92 anos de idade e 79 anos de trabalho. Não pretendo parar. Vou esperar a velhice. Não tenho pressa.

Com a jovialidade dos 32, com a vitalidade dos 42, com a realização dos 52, com a sabedoria dos 62, com a espiritualidade dos 72, com a generosidade dos 82, eis nosso amigo Gilberto Rezende, que agora, com tudo isso em plenitude, no seu aniversário de 92 anos nos dá de presente este testemunho sensacional, nos trazendo a certeza de que continuará, nas próximas décadas, a ser esse empresário de sucesso e um dos líderes da cultura uberabense, como exemplo par aa sua geração e as gerações futuras. Parabéns, parabéns, parabéns!!! Maria Isabel Gomes de Matos

bottom of page