top of page

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE UBERABA – ACIU

  • Maria Isabel Gomes de Matos
  • 26 de fev. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 12 de out. de 2024

1.

"Of.

"Uberaba, 6 de julho de 1949.

(...)

A Associação Comercial e Industrial de Uberaba, por meu intermédio, vem à presença do prezado amigo agradecer a sua valiosa colaboração emprestada a esta ACIU quando da Conferência das Classes Produtoras do Brasil, na Estância de Araxá. Ressaltamos a excelência do trabalho apresentado, bem como o seu permanente empenho, cavalheirismo e atenção para com esta Associação.

(...)

Sem outro motivo, apresento-lhe os cumprimentos meus e de toda a Associação Comercial de Uberaba.


Cordialmente,

Paulo J. Derenusson

Presidente"

Trecho de correspondência da ACIU, pelo seu presidente, Paulo J. Derenusson, a Santino Gomes de Matos

Paulo José Derenusson (Petrópolis, 1890 – Rio de Janeiro, 1967). Mudou-se para Uberaba estabelecendo um negócio de sucesso, como revendedor Ford. Foi presidente da ACIU em1929-1930–1948, em gestões profícuas da entidade. Na sua gestão é que a entidade passou a ter sede própria. Cofundador da PRE-5 – Rádio Sociedade do Triângulo Mineiro, foi também um dos fundadores do partido da União Democrática Nacional - UDN, do qual foi o primeiro presidente. Elegeu-se vice-prefeito em 1950, eleição essa em que foi eleito prefeito Antônio Próspero.


2.

"Of.

Uberaba, 31 de março de 1954.


Exmo. Sr.

Professor Santino Gomes de Matos


Vimos, por intermédio deste, agradecer, em nome da Associação Comercial e Industrial de Uberaba – ACIU, a distinta e prestigiosa colaboração que o prezado amigo dispensou a esta entidade por ocasião da realização da V Reunião Regional das Classes Produtoras Mineiras, com artigos esclarecedores e orientadores, os quais, sem dúvida alguma, deram maior brilho e realce à citada reunião.

(...)

Heitor Barbosa Mascarenhas – Presidente

Vívio da Costa Pereira – Secretário"

Trecho de correspondência da ACIU, pelo seu presidente, Heitor Barbosa Mascarenhas, e pelo secretário, Vívio da Costa Pereira, a Santino Gomes de Matos

Heitor Barbosa Mascarenhas – Diretor-presidente da Companhia Têxtil do Triângulo Mineiro Presidente da ACIU em 1954.


3.

"Of.

Uberaba, 31 de outubro de 1955.


Exmo. Sr.

Professor Santino Gomes de Matos


Em sessão da diretoria realizada em 24 do corrente, por proposta do vice-presidente desta entidade, José Mouzinho Teixeira Leite, unanimemente aprovada pelos diretores, foi deliberado que se consignasse na ata dos trabalhos do dia um voto de agradecimento a V Sa. pela magnífica colaboração emprestada à ACIU.


Nada mais justo, Professor Gomes de Matos, que esta manifestação da Associação Comercial e Industrial de Uberaba a um dos espíritos mais iluminados entre os que pontificam nos nossos meios intelectuais. Os artigos bem lançados, que o Correio Católico divulga, demonstram o estilo do verdadeiro autor, com as suas características muito próprias de cultura, erudição, elegância e elevação de linguagem – tudo isto posto ao serviço desinteressado de todas as classes da nossa população.

(...)

Quando então testemunhamos o trabalho de sua pena bem aparada numa campanha como aquela, de tanto interesse para Uberaba em suas atividades econômicas, não podemos silenciar e é nosso dever significar-lhe o quanto o comércio e a indústria locais, as classes produtoras uberabenses, no que têm de mais expressivo, reconhecem o alto mérito de sua cooperação, a que se ficará devendo grande parcela de qualquer conquista a que se atinja no paeticular.


Atenciosas saudações,


João Fernandes Corrêa, Presidente

José Batista de Andrade, Secretário"


Trecho de correspondência da ACIU, pelo seu presidente, Paulo J. Derenusson, a Santino Gomes de Matos

João Fernandes Corrêa (Conquista, 30 de maio de 1903 – Uberaba, 24 de janeiro de 1975). Comerciante do ramo de armazéns e serraria, era também fazendeiro. Foi presidente da ACIU no período de 1955-1957.


José Mouzinho Teixeira Leite nasceu em 1905.  Juntamente com Arlindo Carvalho, cristalizou uma sociedade fraternal e de sucesso empresarial que durou por toda a vida deles. Entre seus empreendimentos destacou-se a famosa "Casa Carvalho", que fornecia centenas de variados produtos entre eles e que teve ainda maior destaque depois da instalação da Fábrica de Cimento Ponte Alta. As empresas atacadistas fornecedoras foram o alicerce da história comercial e industrial do país.


"Of. n. 164/1958

Uberaba, 17 de novembro de 1958.


Prezado Professor Santino,


Tendo se reunido, no dia 13 do corrente, na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberaba, as Associações de Classe desta cidade, foi deliberado, por unanimidade, que se convidasse V. Exa. para integrar a Comissão de Representantes das referidas entidades, a qual se dirigirá à Capital Mineira, a fim de pleitear de S. Exa. o Sr. Governador do Estado, a conclusão da rodovia Uberaba-Delta e a execução do traçado Uberaba-Uberlândia, já aprovado pelo Conselho Rodoviário do Estado.


Em se tratando de assunto do maior interesse desta comuna, contamos com o conhecido espírito público de V. Exa., no sentido de dar a essa iniciativa seu valioso apoio, em especial com a sua honrosa presença junto aos representantes das referidas entidades na visita ao Sr. Governador do Estado, na Capital Mineira, no dia 21 do corrente.


Atenciosamente,


Lívio da Costa Pereira – Presidente

Ofício da Associação Comercial e Industrial de Uberaba a Santino Gomes de Matos

Lívio da Costa Pereira (Uberlândia, 14 de maio de 1901 – Uberaba, 11 de abril de 1984). Comerciante de sucesso em Uberaba e na região, sempre em sociedade com Adalberto Pena, iniciou-se como comerciante de arroz e banha, posteriormente gerenciou a Cooperativa de Produtores de Leite de Uberaba (Laticínios), integrou também equipe de Paulo Derenusson, quando, na linha de eletrodomésticos, comercializou os primeiros fogões a gás da cidade. Foi presidente da ACIU em 1958.










bottom of page