DEGRAU – RAZÕES DE UM NOME
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 16 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jan. de 2024
Artigo de Yone Passaglia Gomes de Matos, publicado no jornal Degrau em julho de 1995.
Quando resolvemos fundar o Jornal da Escola da Terceira Idade do Neeti/Fumec, questionou-se, inicialmente, a escolha do titulo, que deveria ser rico em sonoridade e significação. Dentre todas as sugestões aventadas, o nome preferido foi "Degrau".
O título lembra-nos o caminha da vida, que nada mais é do que uma sucessão de degraus, conquistas entre o estímulo da esperança e a luta contra adversidade.
É uma escada simbólica como a de Jacó, com os pés fincados na terra e o cimo alcançando o trono de Deus.
Na visão bíblica, os anjos sobem e descem facilmente por ela. Para nós, entretanto, a ascensão demanda paciência, perseverança e equilíbrio. Cada degrau é uma conquista amarga, sofrida, mas também vitoriosa.
Paradoxalmente, à medida que nos aproximamos do alto, nosso caminhar se torna mais leve e mais seguro, porque "a lima do tempo é a lima da perfeição". São as árvores velhas as mais belas e os mármores antigos ganham em esplendor com a página do tempo. Assim acontece com a criatura humana. Tanto mais o seu físico emurcheces, tanto mais vai a alma se engalanando. E a paisagem espiritual é um cântico de cores, em nuvens de inesperada beleza.
Os sentimentos se aprimoram no cadinho da dor, inerente à condição humana; os conhecimentos se ampliam, ao sabor do cotidiano; e, de repente, quando atingimos os últimos degraus, a vida interior se nos revela em toda a sua plenitude..
Por isso os velhos perdoam mais facilmente e amam com maior profundeza e devotamento. Atrás do aspecto engelhado se esconde o relicário maravilhoso da experiência realizada
Nosso olhos se abrem para o desconhecido e descobrimos, enfim, que a alma não é permanência, nem repouso.
Sentimos a pequenez do corpo, preso às limitações, dentro do espaço. Então, deixamos fluir a corrente espiritual, num alçar de voo, para além do momento, para além da vida...
O jornal Degrau é uma publicação do Núcleo de Estudos Escola da Terceira Idade – NEETI, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec, em Belo Horizonte, instituído em julho de 1991.