JORNAL DA MANHÃ – GENTE DA MINHA CIDADE
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 24 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de mar. de 2024
Pelo muito que significa para todos nós, examinado sob todos os ângulos de sua vida, o destacamos hoje, SANTINO GOMES DE MATOS, como um nome que dignifica a profissão que exerce, como um homem no verdadeiro sentido da palavra, e, principalmente, como uma integligência privilegiada que honra o algo grau de cultura própria dos mestre, não só desta cidade, mas também de Minas e do Brasil.
Por indicação de Demóstenes César Júnior, Benedito Machado Homem e Antônio Ribeiro Avelarl, Sasntino Gomes de Matos foi indicado para a Academia Municipalista de Letras de MinasGerais, tendo escolhido como patrono Quintiliano Jardim. E assim aquele homem nascido em Icó, no Estado do Ceará, funcionário público há 35 anos, conquista mais um laurel por sua capacidade invulgar e por sua cultura fora de série.
Como jornalista brilhante que é, trabalhou na "Gazeta de Uberaba" e no "Lavoura e Comércio". Como professor, trabalhou em colégios e na Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino. Tem inúmeras obras publicadas e no prelo um importante livro: Inferno Divertido da Análise Sintática.
Pergunte às figuras importantes de nossa cidade, que conquistaram os seus diplomas ou que ainda frequentam as faculdades, se elas por acaso foram alunos do nosso professor... muitos e muitos, com justo orgulho, dirão que sim.
Este é um homem sobre o qual se poderia escrever um livro com letras de ouro. Continua modesto como sempre o foi... o mesmo que há tantos anos empresta o brilho do seu talento a tantas coisas boas de nossa cidade.
Editorial do Jornal da Manhã - coluna Gente da Minha Cidade – 20 de setembro de 1972

