top of page

JOSÉ SOARES BILHARINHO

  • Maria Isabel Gomes de Matos
  • 24 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de out. de 2024


"Ilustre mestre e amigo Prof. Santino:


Adquiri e li seu precioso livro 'Inferno Divertido da Análise Sintática', tão logo foi posto a venda. E tenho agora o privilégio de possuir o exemplar que gentilmente me ofereceu.


As palavras que precedem o seu honroso autógrafo constituirão sempre um grande estímulo, reconduzindo-me com frequência à continuação do estudo de nosso amado idioma.


Com meus sinceros parabéns por mais este grande serviço que acaba de prestar à Língua Portuguesa, envio-lhe fraternal abraço.


Penhoradamente, José Soares Bilharinho"


Carta de José Soares Bilharinho a Santino Gomes de Matos

"(...)

Recebi sua carta atenciosa e amiga. Deu-me ela a oportunidade de agradecer-lhe o seu voto, entre todos honroso, que proporcionou-me, somado aos demais, o alto privilégio de ingressar na Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Reconhecimento que lhe devia ter manifestado há mais tempo.

(...)

À irresgatável gratidão que lhe devo, juntou-se agora o reconhecimento por mais esta manifestação de verdadeira estima.

(...)

Sua sentida ausência na reunião do dia 8 último no Jockey Club está plenamente justificada, por compromisso de viagem anteriormente agendado.

(...)

Mando-lhe, prezado Prof. Santino Gomes de Matos, um exemplar do meu pobre 'Elogio de Clementino Fraga', para com ele preencher algum instante de folga.


Ao amigo, com profunda estima e crescente admiração, envia cordial abraço, o discípulo devedor e reconhecido de sempre, José Soares Bilharinho.

Trecho de carta de José Soares Bilharinho a Santino Gomes de Matos

"(...)

Terminando de ler 'Céu Deposto', obra inspirada, que me causou vivas e numerosas emoções. Parabéns!

(...)"

Trecho de cartão de José Soares Bilharinho a Santino Gomes de Matos

José Soares Bilharinho (Uberaba, 13 de dezembro de 1918 – 1º de dezembro de 1993). Médico, formou-se em Belo Horizonte e especializou-se no Rio de Janeiro. Em 1943 instalou seu consultório em Uberaba. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e integrou a comissão de fundação da Unimed na cidade. Foi vereador à Câmara Municipal de Uberaba. Empossado na Academia de Letras do Triângulo Mineiro, exerceu o cargo de presidente da instituição por vários anos. Dentre suas obras, destaca-se principalmente a História da Medicina em Uberaba.


ree







bottom of page