JOÃO HENRIQUE SAMPAIO VIEIRA DA SILVA
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 30 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de out. de 2024
"Meu caro Matos, junto vão comentários enfatizando a importância dos seus primorosos artigos.
(...)
Aqui, tudo bem. O mesmo se pode dizer daí, pois o nome zebu está subindo, mercê das medidas governamentais.
Uberaba jamais poderá avaliar a importância de sua pena em prol da cidade, destaque-se a espetacular coluna 'Cupim, Barbela e Gavião'.
(...)
Trecho de carta de João Henrique a Santino Gomes de Matos]
"Matos, um abraço.
Para sua biblioteca, estou enviando um livro de um autor clássico grego, Filóstrato: 'Vida de Apolônio de Tiana', em italiano, conforme traduzido por Lodovico Dolce em 1549. Está com mais de 400 anos e 'não está prosa'."
Trecho de carta de João Henrique a Santino Gomes de Matos
"(...)
Envio-lhe o discurso que em nome do Brasil pronunciei perante o Congresso Mexicano, aqui na cidade do México. Aguardo sua abalizada opinião.
(...)"
Trecho de carta de João Henrique a Santino Gomes de Matos
"(...)
Estive em Uberaba, mas não me apresentou oportunidade de vê-lo. Como gostaria de uma conversa na sua aconchegante biblioteca. Mas cheguei anteontem à tarde e já ontem voltei às minhas funções no Rio de Janeiro. Necessária a minha presença.
(...)
Sessão debatidíssima. As questões de ordem e os choques de interesses exigem uma atuação vigilante e uma neutralidade que esgotam.
(...)"
João Henrique Sampaio Vieira da Silva (Fortaleza, 19 de junho de 1896 – Uberaba, 1974). Pecuarista e médico, atuou no exercício da medicina ao lado de seu sogro, Dr. José Ferreira. Foi um importante político brasileiro. Foi veredor à Câmara Municipal de Uberaba, prefeito da cidade no período 1921-1922. Posteriormente, elegeu-se deputado estadual constituinte (1927 a 1930), deputado federal (1935-1937, 1946-1951 – constituinte). Presidente da Comissão de Diplomacia e Tratados da Câmara, representou várias vezes o Brasil no exterior, como ministro plenipotenciário no México ou observador diplomático nos Estados Unidos. Militou na imprensa, em especial na Gazeta de Uberaba, tendo publicado diversas obras.
