LAVOURA E COMÉRCIO – congratulações
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 26 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
GOMES DE MATOS – Passa hoje a data natalícia de Santino Gomes de Matos.
Para todos nós, uberabenses, esta data se revela de excepcional significação, porque no aniversariante está uma das mais brilhantes expressões da intelectualidade de nossa terra.
Senhor de uma cultura intelectual que a todos surpreende e deslumbra, tão vigorosa e sólida ela é, a vida do aniversariante mostra o que pode o talento aliado à energia e à vontade.
Filólogo de extraordinário valor, o seu nome é conhecido e admirado nos meios mais cultos do páis como um gramático de indiscutível autoridade.
Não só no Ceará, seu Estado natal, como no Rio e em São Paulo, exerceu em raro brilho as funções de professor de línguas, deixando, em todos os estabelecimentos de ensino por onde passou, traços inapagáveis de sua excepcional competência, zelo e dedicação à nobre causa do ensino.
Poeta que teve a consagração unânime da crítica brasileira, o autor de Oração dos Humildes está colocado no primeiro plano, na moderna geração literária de nosso país.
Orador de raça e jornalista de alta categoria e de excepcionais recursos, o aniversariante de hoje é um desses seres privilegiados e raros, que se impõem à calorosa admiração e ao respeito do todos.
Santino Gomes de Matos, o grande intelectual que honra nossa terra, é também o caráter nobre, o chefe de família exemplar e o amigo leal que a todos nós inspira não só admiração e respeito, mas também a mais profunda amizade.
Verdadeiro aristocrata da inteligência e do caráter, o ilustre aniversariante, no magistério, na tribuna e na imprensa, tem prestado os mairoes e mais assinalados serviços à nossa cidade.
Nesta data, nós, não só como amigos e admiradores de Gomes de Matos, mas também como uberabenses gratos aos que trabalham a favor desta terra, estreitamos o ilustre aniversariante num grande abraço de parabéns, formulando votos pela sua longevidade próspera e feliz.
Editorial do Lavoura e Comércio de 1º de março de 1942.
