MENELICK DE CARVALHO
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 1 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de out. de 2024
"Aí estou, acusando o recebimento de seu belo livro Oração dos Humildes. Já tinha lido justos louvores a este livro, o que me não causou supresa, em razão do conhecimento trazido de Uberaba acerca dos altos méritos espirituais do então operoso e brilhante inspetor da instrução municipal.
E senti fundas saudades das boas prosas a que nos dedicávamos em nosso gabinete de trabalho, quando os encargos do serviço nos aproximavam para a feliz solução de suas naturais dificuldades. Estas se dissipavam logo, pelo arejado de seu espírito e pelo bem-estar que me proporcionava o seu convívio.
Já li alguns de seus lindos versos, comovendo-me com Exéquias, que dedicou a Quintiliano Jardim, autor de outra comovente poesia, que faz da chuva o pranto do Céu solidarizando-se com o luto. O livro todo vou lê-lo em breve, em dia de mais folga, para que me não interrompam no ver o ilustre amigo fazendo suas declamações emocionantes."
Trecho de carta de Menelick de Carvalho a Santino Gomes de Matos
"Ao caríssimo amigo Gomes de Matos, envio comovidos agradecimentos pela bela critica com que me honrou na apreciação do livro 'Administração Municipal'. Saiba o brilhante amigo que este seu depoimento é efetivamente um aval que muito eleva o valor do meu livro."
Trecho de carta de Menelick de Carvalho a Santino Gomes de Matos
Menelick de Carvalho (1897-1949). Advogado, delegado de polícia. Político, foi secretário de Estado, prefeito de Juiz de Fora de 1933 a 1936, e prefeito de Uberaba entre 1936 e 1937. O município de Juiz de Fora prestou-lhe muitas homenagens, em reconhecimento à sua excelente gestão. Uberaba, por sua vez, reconhece que a cidade passou por um período de realização de obras fundamentais de infraestrutura, em especial pela execução das redes públicas de água e esgoto da cidade. Escritor primoroso, destaca-se de sua lavra "A Revolução de 30 e os municípios".
