MERECIDA PROMOÇÃO CONFERIDA AO PROFESSOR SANTINO GOMES DE MATOS
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 30 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
TIvemos o prazer de registrar, na última edição desta folha, a promoção do prof. Santino Gomes de Matos, chefe da Agência de Estatística de Uberaba.
A satisfação de todos os círculos uberabenses, ao receber a notícia, define bem a estima da sociedade local, pelo promovido, uma das suas figuras mais distintas e representativas.
A distinção, por todos os títulos justa, conferida ao nosso prezado amigo, proporciona-nos a oportunidade de focalizar nesta coluna algum aspecto da sua ação eficiente no Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística – IBGE. Com mais de 24 anos de fecundos serviços prestados àquela autarquia, o prof. Santino está à frente de um dos mais importantes departamentos da entidade, como é a agência de Uberaba. Para exercer essas funções, teve de fazer m concurso, com notas e classificação exponenciais. A sua promoção, por merecimento, eleva-o à mais alta qualificação na carreira, não havendo, no Estado, mais de seis da categoria indicada.
Santino Gomes de Matos que, como professor, abriu perspectivas novas no rigorismo das fórmulas tradicionais, renovando o ambiente, sacudindo a poeira dos convencionalismos estreitos, abrindo janelas amplas para o espírito de análise e de pesquisa. Como funcionário público, sem prejuízo de suas atividade como chefe de repartição, como servidor dotado de elevado senso de dever e de responsabilidade.
Pertence o digno chefe da Agência ao número dos que se debruçam sobre os assuntos da sua repartição, examinando-os em todas as suas nuances, surpreendendo-lhes as causas e os efetios=, descobrindo as osluções. E dando a todos os seus auxiliares um sadio exemplo de zelo e constância no trabalho.
O professor, o jornalista e o homem de letras - e dos mais cultos e brilhantes – que há em Gomes de Matos, não limitam as suas atividades no desempenho das funções que foram atribuídas no IBGE e as quais ele empresta o concurso inestimável da sua inteligência e da sua eficiência.
A sua promoção representa um ato de justiça, da meritocracia. E ao júbilo que ele inspira nos associamos, com entusiasmo, abraçando afetuosamente Santino Gomes de Matos.
Artigo publicado em 18 de junho de 1960 no "Lavoura de Comércio"
