MOACYR LATERZA
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 27 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de out. de 2024
"Ao ilustre professor Santino Gomes de Matos, prezado amigo e meu primeiro real professor de português, a quem tanto devo no encaminhar de minhas primeiras letras, ofereço este modesto e despretensioso trabalho. Moacyr"
Trecho de cartão de Moacyr Laterza a Santino Gomes de Matos
"Prezado Professor Santino,
Mais uma vez o Moacyr Laterza, seu sempre aluno e amigo, sente-se devedor de uma real gratidão para com o mestre, que dispensa publicamente elogios ao conto e ao autor do conto. Recebi vossas referências com modéstia. Mas fizestes surgir uma alegria, a mais pura, a mais espontânea em toda minha alma. E se hoje não sei agradecer vossas palavras delicadas e pródigas, quero apenas com um – muito obrigado – simples, leal e sincero, externar-lhe o reconhecimento por essa alegria que me proporcionastes.
(...)"
Trecho de carta de Moacyr Laterza a Santino Gomes de Matos
Moacyr Laterza (Uberaba, 23 de setembro de 1928 – Belo Horizonte, 13 de outubro de 2004). Filósofo, pesquisador, professor universitário, crítico de arte e escritor brasileiro. Moacyr Laterza foi um intelectual de grande influência nos meios acadêmicos e culturais de Minas Gerais. Em Uberaba, foi professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino e em colégios. Complementou seus estudos nos Estados Unidos. Em Belo Horizonte, foi professor da Escola Guignard, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas).
