HOMENAGEM AO VEREADOR SANTINO GOMES DE MATOS
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 20 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2024
Eleito vereador – e o pleito constituiu para ele verdadeira consagração popular – Santino Gomes de Matos fará da Câmara Municipal, estamos certos, nova tribuna para a defesa de uma Uberaba sempre maior pela ordem, pelo trabalho e pela inteligência.
Figuras em Foco
Santino Gomes de Matos faz anos hoje. Deste acontecimento participa, com satisfação, toda a comunidade uberabense.
É que o aniversariante está permanentemente presente na consciência cultural de Uberaba, como professor, escritor, poeta, jornalista e mesmo como funcionário de uma autarquia.
Dizemos em primeiro lugar professor. E o fizemos intencionalmente, por acreditar que em todas as manifestações de Santino Gomes de Matos o educador se revela nos gestos e nas atitudes com a naturalidade simples do que brota espontâneo das fontes da sua inteligência e do seu coração.
O professor se prolonga no jornalista, no escritor e até no chefe de repartição, na sua aspiração de orientar e aconselhar, no desejo de transformar o seu trabalho em instrumento de bem público, alargando horizontes, enaltecendo os valores da cultura, elevando os padrões de conheciemnto de nosso povo.
Eleito vereador – e o pleito constituiu para ele verdadeira consagração popular – Santino Gomes de Matos fará da Câmara Municipal, estamos certos, nova tribuna para a defesa de uma Uberaba sempre maior pela ordem, pelo trabalho e pela inteligência.
Há um outro aspecto da personalidade do aniversariante que desejamos apontar também aos leitores desta coluna: a seriedade com que se dedica ao estudo de sua especialidade: a filologia.
A sua incontestável autoridade na matéria foi alcançada através de longos anos de árduos estudos, com sacrifício das horas de lazer e também de seus interesses financeiros, debruçando-se sobre os livros com a decisão do pesquisador, do analista, do homem que reúne conhecimentos para si e para os seus semelhantes. Porque, na verdade, a soma imensa de conhecimentos de Gomes de Matos não constitui uma riqueza estática, fechada para o seu gozo pessoal. E é há muito o centro de irradiação de uma juventude ansiosa de se ilustrar e de se tornar útil, contrastando flagrantemente com essa outra parte, frágil e insignificante, dos que acreditam que a vida é apenas uma sucessão de festas e reuniões sociais.
O sentido alto do valor da cultura do professor Santino Gomes de Matos deu a Uberaba, é sem dúvida o maior dos muitos serviços que já prestou e continua prestar à nossa cidade. Há uma lição eloquente na própria existência do grande mestre: a sua preocupação pelas coisas do espírito, em uma época cada vez mais demissionária e vazia, nestes dias que têm no imediatismo a sua nota predominante. E esse exemplo vale como inspiração para os que quererm reagir e lutar contra esse depressivo estado de coisas.
Poeta de fina sensibilidade e grande inspiração, autor de livros que tiveram a consagração da crítica e fizeram curso rápido na admiração do público, Santino Gomes de Matos ocupa uma posição de inconfundível relevo na literatura mineira.
Na Academia de Letras do Triângulo Mineiro, desde a sua fundação, enobrece com a sua participação a jornada dos que souberam e conseguiram dotar esta região de um instituto daquelas proporções e destinado a desempenhar papel tão relevante no campo da inteligência e da arte.
Apertando Gomes de Matos num comovido abraço de parabéns, e rogando ao Senhor pela sua felicidade, estamos também homenageando um dos maiores valores do patrimônio de nossa terra.

