ÁLVARO LOPES CANÇADO
- Maria Isabel Gomes de Matos
- 1 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2024
"Meu Caro Professor Santino Gomes de Matos,
No longo curso de minha vida profissional, tenho recebido inúmeras e significativas homenagens. No entanto, nenhuma pode ser comparada à que acabo de receber do dileto amigo e eminente Professor que, numa simpática e agradabilíssima demonstração de afeto, me oferece um magnifico exemplar de seu compêndio prático, acreditadíssimo para condensar, em 183 páginas, as mais belas, difíceis e substanciosas lições sobre um dos temas mais controvertidos de nossa língua. Seu trabalho afigurou-se-me o que de mais prático e eficiente se tem em prol do ensino prático, incisivo e rápido de nossa língua.
O que o ilustrado Mestre realizou demonstra de forma definida e convincente seu elevado espírito de síntese, cultura e descortínio pedagógico, – tratos indispensáveis a levar alguém ao que o emérito professor se propõe.
Parabéns, portanto. Meus agradecimentos imorredouros pelo exemplar que tão gentilmemnte me presenteou.
Álvaro Lopes Cançado"
Álvaro Lopes Cançado (Uberaba, 8 de fevereiro de 1912 – Campo Florido, 19 de setembro de 1984). Médico, jogador de futebol, com o apelido de Nariz, atuou com sucesso em vários times nacionais e integrou a Seleção Brasileira de 1938. No auge da carreira de ortopedista, deixou o esporte, passando a dedicar-se à medicina em Uberaba, tendo sido, além de médico humano e altamente conceituado, renomado professor e diretor da Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro.

